Topo

Volks promete investigar escândalo e abolir teste em macacos

30/01/2018 14h17

BERLIM, 30 JAN (ANSA) - Após as revelações de que diversas montadoras alemãs teriam usado macacos e humanos em testes com diesel, a Volkswagen prometeu nesta terça-feira (30) que não irá realizar mais experimentos em seres vivos. "Queremos eliminar completamente os testes em animais no futuro, para algo assim não acontecer novamente", disse Thomas Steg, diretor-geral de relações públicas e ambientais da montadora, que foi suspenso do seu cargo até que as investigações sejam concluídas.   

Segundo a mídia alemã, os testes foram realizados em 2014, nos Estados Unidos, e queriam verificar quais consequências físicas a inalação da fumaça e dos óxidos de nitrogênio (NOx) traria à saúde. Nos experimentos, foram utilizados dezenas de macacos e cerca de 25 pessoas.   

Steg ainda afirmou que o teste em seres humanos foi ideia de especialista norte-americanos, e defendeu que, na época "não autorizou" a medida, permitindo apenas os "estudos em macacos".   

"Este estudo nunca deveria ter acontecido, fosse em humanos ou macacos, o que aconteceu nunca deveria ter acontecido, eu realmente me arrependo", concluiu Steg.   

A direção da Volkswagen já se pronunciou sobre o escândalo e também prometeu que os funcionários que permitiram a realização dos testes irão sofrer "consequências".   

"Estamos chocados, como todos, os outros pela notícia. Tomamos conhecimento da vontade das autoridades alemãs de investigarem o caso e esperamos que o façam", afirmou Margaritis Schinas, porta-voz da Comissão da União Europeia (UE).   

Schinas ainda acrescentou que o caso de testes em macacos e seres humanos "exige ação urgente" por parte das autoridades da Alemanha.   

Essa não é a primeira polêmica em que a Volkswagen está envolvida. Em 2015, a montadora alemã admitiu que equipou mais de 11 milhões de veículos com um "software", que falsificava os resultados dos testes poluição e ocultava a verdadeira quantidade de emissão de óxidos de nitrogênio.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.