Topo

UE pede que vacinação não vire debate político na Itália

31/01/2018 19h05

ROMA, 31 JAN (ANSA) - O comissário de Saúde da União Europeia (UE), Vytenis Andriukaitis, fez um alerta nesta quarta-feira (31) sobre o risco de uma vitória nas eleições da Itália de partidos que são contra a obrigatoriedade da vacinação no país.   

Segundo Andriukaitis, esta tendência "é muito perigosa para a nossa sociedade e para a vida das pessoas", já que o assunto causa "preocupação" pelo fato de que na Itália algumas partes "usam questões de saúde pública, como campanha eleitoral".   

"As pessoas devem entender, esta é uma mensagem simples para todos: as vacinas funcionam", disse o comissário, acrescentando que há também uma "mensagem clara para a não vacinação: vocês são os responsáveis se o número de pessoas vacinadas caírem".   

De acordo com dados preliminares envolvendo seis regiões italianas, publicados na Lancet, houve um aumento na cobertura de vacinação durante o semestre passado, após a introdução do decreto que obriga as pessoas a tomarem 10 tipos de vacinas. Os índices de vacinação estavam caindo ano a ano na península, uma realidade que atinge vários países da Europa e, inclusive, já provocou um surto de sarampo em algumas regiões da Itália no início de 2017. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.