Autor de tiroteio nos EUA é membro de milícia nacionalista

NOVA YORK, 15 FEV (ANSA) - Nikolas Cruz, autor dos disparos que mataram 17 pessoas em um colégio na Flórida, é membro de uma milícia nacionalista branca norte-americana, informou o líder do grupo para a "Associated Press". De acordo com a agência, Cruz também participava de exercícios paramilitares em Tallahassee, capital da Flórida. Jordan Jereb, líder do grupo, ainda afirmou que não conhecia Cruz pessoalmente e que "ele agia em seu próprio nome" e "somente ele é responsável pelo que fez". Jereb acrescentou que o ex-aluno tinha "problemas com uma garota". Para ele, não foi coincidência que o tiroteio aconteceu no Dia de São Valentim, o "dia dos namorados" dos norte-americanos. Na última quarta-feira (14), Nikolas Cruz atirou em seus antigos colegas de escola, deixando 17 mortos e dezenas de feridos.   

Posteriormente, ele foi descrito como "um menino difícil" e que havia sido expulso do colégio. O presidente dos EUA, Donald Trump, se manifestou a respeito do assunto em discurso para uma emissora televisiva da Flórida.   

"Nenhum filho, nenhum professor, deveria estar em perigo em qualquer escola dos Estados Unidos. Nenhum pai deveria temer por seus filhos e filhas quando se despedem deles pela manhã", declarou.   

"Quero que vocês saibam que não estão sozinhos e nunca estarão", acrescentou. O ex-mandatário do país Barack Obama também se posicionou. "Estamos sofrendo pelo que aconteceu em Parkland.   

Mas não somos impotentes. Cuidar das nossas crianças é nossa prioridade", escreveu em seu Twitter. Ele ainda apontou sobre a "necessidade" de mudança nas leis de porte de armas nos Estados Unidos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos