Líderes da UE criticam Turquia em nova polêmica com o Chipre

BRUXELAS E ROMA, 15 FEV (ANSA) - A tensão causada pela postura da Turquia nas águas do mar do Chipre voltaram a causar críticas dos líderes europeus por conta da "hostilidade" de Ancara no caso.   

"Sou absolutamente contrário ao comportamento turco", afirmou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ao pedir que sejam investigadas as atitudes do governo de Recep Tayyip Erdogan na região.   

Por sua vez, o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, informou que conversou com o presidente cipriota, Nicos Anastasiades, e que "expressou a solidariedade da União Europeia".   

"A Turquia está violando as regras do direito internacional com uma provocação inútil", disse Tajani. Para ele, "ao mesmo tempo que a Turquia é candidata a fazer parte da UE, ela progressivamente se afasta da UE".   

A polêmica reacendeu na última semana, após militares de Ancara bloquearem um navio alugado pela companhia italiana Eni para extrair gás natural no mar. O governo do Chipre, por sua vez, denuncia que os turcos bloquearam, por mais de uma vez, o Saipem 12000 que ia de uma cidade do país até o sudoeste da região.   

A questão do Chipre é um dos pontos mais delicados nas negociações entre turcos e os países-membros do bloco europeu.   

Ancara reivindica parte do território do Chipre, invadido na década de 1970, e declarou uma área ao norte do país como "República Turca do Chipre do Norte", "nação" que é reconhecida apenas pela Turquia.   

O restante do território, pouco mais de 60%, pertence à República do Chipre, que pertence ao bloco europeu e que, portanto, permite a exploração de gás natural por empresas internacionais.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos