CAS confirma doping de medalhista olímpico russo do curling

PYEONGCHANG, 19 FEV (ANSA) - A Corte Arbitral do Esporte (CAS) confirmou nesta segunda-feira (19) que o atleta russo de curling Aleksandr Krushelnitskiy caiu no exame antidoping durante a disputa dos Jogos Olímpicos de Inverno, em PyeongChang, na Coreia do Sul.   


O russo, que conquistou a medalha de bronze no torneio de duplas mistas, pode ser suspenso das Olimpíadas e até perder a medalha.   


Os rumores de que Krushelnitskiy havia sido pego no doping começaram no domingo (18), mas o CAS e o Comitê Olímpico Internacional (COI) esperaram a contraprova para anunciar oficialmente.   


Apesar de os órgãos não confirmarem qual foi a substância encontrada no corpo do atleta russo, alguns jornais divulgaram que trata-se de meldonium, já responsável pela suspensão de 15 meses da tenista russa Maria Sharapova.   


"Ficamos todos chocados quando descobrimos. É claro que esperamos muito que tenha sido algum tipo de erro, porque conosco não é mais rápido, mais alto, mais forte. Trata-se de ser mais preciso. Não consigo imaginar o tipo de drogas que você poderia usar no curling", disse a atleta Victoria Moiseeva. O caso é um balde de água fria na Rússia, que tentava recuperar o status olímpico após o escândalo de doping que abalou o esporte do país. Como punição, os russos estão disputando os Jogos de Inverno sob bandeira neutra, em uma delegação chamada "Atletas Olímpicos da Rússia".   


No quadro de medalhas da competição, o país é o 20º colocado, com 11, sendo oito de bronze e três de prata. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos