Vulcão entra em erupção na Indonésia e gera alerta vermelho

JACARTA, 19 FEV (ANSA) - As autoridades da Indonésia emitiram nesta segunda-feira (19) um alerta vermelho para voos ao redor do vulcão Sinabung, um dos mais ativos do país e que entrou novamente em erupção, expelindo uma nuvem de fumaça de mais de sete quilômetros de altura.   

O risco de acidentes fez o aeroporto Kutacane, no norte da Indonésia, fechar e cancelar diversos voos. Já os aeroportos de Ualanamu, Meulaboh e Silangit, localizados na região, não foram fechados por causa de uma mudança na direção dos ventos, que afastaram a cortina de fumaça.   

Segundo as autoridades locais, a erupção começou nesta segunda, chegando a causar pequenos tremores que atingiram algumas aldeias. No entanto, ninguém ficou ferido. Até o momento, 30 mil pessoas foram evacuadas de suas casas por conta da atividade do vulcão.   

O Sinabung esteve adormecido por quatro séculos, até que, em 2010, voltou a entrar em atividade, provocando a morte de duas pessoas. Em 2014, ele entrou novamente em erupção, deixando mais de 10 mortos.   

A Indonésia está localizada no chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica.   

Nela, estão localizados mais de 400 vulcões, sendo 129 ativos e 65 qualificados como "perigosos". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos