Alfano chega à América Latina para visita a Colômbia e Brasil

ROMA, 20 FEV (ANSA) - O ministro das Relações Exteriores da Itália, Angelino Alfano, iniciou nesta terça-feira (20) uma visita oficial à América Latina, que incluirá Brasil e Colômbia.   

Alfano desembarcou em Bogotá para reuniões com as autoridades locais, incluindo o presidente Juan Manuel Santos. O chanceler italiano assinará um memorando de entendimento com o ministro de Energia colombiano para reforçar a cooperação no setor.   

Além disso, Alfano deve abordar a fase pós-conflito na Colômbia, iniciada com a pacificação das Farc, e a situação da Venezuela.   

"As relações entre Itália e Colômbia tiveram um claro salto de qualidade nos últimos anos. Os encontros em nível político se intensificaram e, no plano comercial, o intercâmbio superou 1 bilhão de euros", disse o ministro das Relações Exteriores.   

Em seguida, Alfano passará pelo Brasil, onde chegará nesta quarta-feira (21), Dia Nacional do Imigrante Italiano. Sua visita ao país começará em São Paulo, onde ele terá encontros com o prefeito João Doria, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e com expoentes do mundo empresarial e industrial italiano.   

No dia seguinte, Alfano irá a Brasília, onde verá seu homólogo Aloysio Nunes Ferreira, o presidente Michel Temer e os ministros do Planejamento Econômico, Dyogo Oliveira, e da Defesa, Raul Jungmann.   

Na sexta-feira (23), o chanceler visitará a Fundação Torino, em Belo Horizonte, e inaugurará o novo consulado da Itália na capital mineira, ao lado do governador Fernando Pimentel. No mesmo dia, Alfano fará uma breve passagem pelo Rio de Janeiro, para um jantar com dirigentes de empresas italianas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos