M5S indica campeão olímpico a ministro do Esporte na Itália

ROMA, 28 FEV (ANSA) - O Movimento 5 Estrelas (M5S) apresentou uma lista com 18 nomes de quem seriam seus ministros caso o partido vença as eleições legislativas de 4 de março e seja convocado pelo presidente italiano, Sergio Mattarella, a formar um novo governo.   

Dos 18 nomes, apenas seis já foram apurados pela imprensa ou anunciados até agora. O destaque é Domenico Fioravanti, bicampeão olímpico de natação em Sydney, em 2000, indicado para a pasta do Esporte.   

"O nadador mais vitorioso da natação italiana, se o M5S assumir o governo, será o nosso ministro do Esporte", anunciou Alessandro Di Battisti durante um evento hoje. Os outros são o general Sergio Costa para o Meio Ambiente, o economista Lorenzo Fioramonti para o Desenvolvimento Econômico, Pasquale Tridico para o Trabalho, Giuseppe Conte para Administração Pública e Alessandra Pace para a Agricultura.   

"Queremos também um Ministério da Qualidade de Vida, com uma mulher na liderança, e um Ministério do Turismo", disse Luigi Di Maio, líder do partido e vice-presidente da Câmara dos Deputados.   

Ele também negou que a apresentação da lista, feita apenas pelo M5S, tenha gerado um mal-estar com o presidente. "A Constituição prevê que o presidente da República nomeie os ministros com base na proposta apresentada pelo presidente do Conselho de Ministros. Nós propusemos um time a Matarella, depois ele que decidirá. Não há nenhuma irritação com isso". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos