Topo

Termina prazo para ítalo-brasileiros votarem em eleições

01/03/2018 16h31

SÃO PAULO, 01 MAR (ANSA) - Terminou às 16h desta quinta-feira (1º) o prazo para cidadãos italianos residentes no Brasil votarem nas eleições legislativas de 4 de março.   

Os eleitores tinham até esse horário para fazer os envelopes com seus votos para o Senado e a Câmara dos Deputados da Itália chegarem ao consulado de sua circunscrição.   

As cédulas seguirão de avião para Roma em um cofre e serão abertas apenas às 23h (horário local) de domingo, quando começar a apuração. O país é um dos únicos que elege representantes no exterior: ao todo, serão 12 deputados e seis senadores eleitos pelos italianos expatriados.   

A circunscrição da América do Sul, onde fica o Brasil, escolherá seis parlamentares, sendo quatro deputados e dois senadores. As seis poltronas foram disputadas por quase 90 candidatos, sendo que 24 são ítalo-brasileiros ou vivem no Brasil.   

Apesar de eleger menos de 2% dos parlamentares da Itália, o voto no exterior pode ganhar importância se o cenário de fragmentação partidária previsto pelas pesquisas se confirmar - nesse contexto, um deputado ou senador pode fazer a diferença para um lado ou outro.   

O processo eleitoral fora das fronteiras italianas também foi marcado por polêmicas e acusações de irregularidades por parte de partidos de oposição, que denunciam uma suposta falta de sigilo no voto.   

No entanto, o Ministério das Relações Exteriores garante que as eleições entre os expatriados são seguras e corretas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.