Topo

Tusk acredita que tratado da UE sobre Brexit será aprovado

01/03/2018 15h23

BRUXELAS, 1 MAR (ANSA) - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou nesta quinta-feira (1) estar extremamente "seguro" de que a proposta do tratado para o Brexit será aceita pelos 27 sócios europeus do Reino Unido.   

Durante discurso em Bruxelas, poucas horas antes de encontrar com a primeira-ministra britânica, Theresa May, Tusk também disse que a ideia da União Europeia (UE) divulgada para deixar a Irlanda do Norte a uma "área regulamentada" é a melhor opção para o Reino Unido não ter problemas na fronteira. Ontem (28), o rascunho do tratado, que revela os compromissos alcançados no ano passado sobre pontos principais do "divórcio", foi publicado e causou indignação na premier britânica.   

Segundo May, a medida "é uma ameaça para a integridade do Reino Unido e que não tolerará isso".   

Tusk, por sua vez, pediu para a líder britânica apresentar uma alternativa, já que não gostou da proposta que lhe foi mostrada.   

"Até agora, ninguém elaborou nada mais sensato do que isso", disse. Os dois se encontraram hoje e, segundo a imprensa local, a reunião foi avaliada como "construtiva". No entanto, "May permanece firme no compromisso de evitar uma fronteira difícil na Irlanda" e continua considerando "inaceitável" a proposta europeia.   

O texto divulgado nesta quarta-feira (28) contém as regras para o período de transição para a saída do Reino Unido da UE, previsto para o final de março de 2019. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.