Topo

Xi Jinping é reeleito presidente da China

11.mar.2018 - Presidente chinês Xi Jinping deposita seu voto na sessão do Congresso Nacional do Povo  - Fred Dufour/AFP Photo
11.mar.2018 - Presidente chinês Xi Jinping deposita seu voto na sessão do Congresso Nacional do Povo Imagem: Fred Dufour/AFP Photo

Da ANSA

17/03/2018 11h53

O presidente chinês, Xi Jinping, foi reeleito neste sábado (17) para um segundo mandato de cinco anos. Wang Qishan, aliado e responsável por comandar uma campanha contra a corrupção no país, será o vice.   

A decisão foi tomada pelo 13º Congresso Nacional do Povo, na sessão legislativa anual, quase uma semana após a aprovação de uma mudança constitucional que retira o limite de dois mandatos na Presidência. Com isso, Xi pode ficar no cargo por tempo indeterminado. Xi também foi confirmado como chefe da Comissão Central Militar e secretário-geral do Partido Comunista Chinês.   

Leia também:

A indicação de Xi por aprovada por unanimidade pelos 2.970 membros da Casa. Wang, por sua vez, recebeu um voto contrário.

Logo após a votação, os dois juraram a Constituição e deram início ao novo mandato. Apesar do cargo de presidente, quem comanda de fato o país é o secretário-geral do Partido Comunista. Por isso, desde os anos 1990, é tradição que a mesma pessoa ocupe os mesmos cargos.