Topo

Petição cobra mudanças em sistema para passaporte italiano

29/03/2018 17h28

SÃO PAULO, 29 MAR (ANSA) - Candidatos derrotados nas eleições legislativas italianas de 4 de março lançaram um abaixo-assinado pela reformulação do sistema "prenota online" ("agendamento online", em tradução livre), usado por cidadãos da Itália no exterior para solicitar a emissão do passaporte.   

A iniciativa é promovida por Pasquale Matafora, funcionário do setor de cooperação judiciária da Embaixada italiana em Brasília, e pelo ex-deputado Fabio Porta. Ambos concorreram no início do mês a vagas de deputado no Parlamento da Itália pela circunscrição da América do Sul, mas acabaram derrotadas.   

"Nossas lutas não podem parar e, após um processo eleitoral difícil, sigo com o compromisso de fortalecer a voz dos italianos residentes no exterior para a resolução de problemas e anseios da comunidade. [...] Por isso, cidadão italiano, peço a sua assinatura para reformulação do sistema prenota online para emissão de passaportes sem intermediários e em tempo justo", escreveu Matafora em sua página no Facebook.   

Segundo o abaixo-assinado, o sistema de agendamento online "tem se demonstrado ineficaz e perverso, pois os requerentes tentam por dias, meses, e não conseguem agendar a emissão". "Queremos um sistema que respeite a dignidade de cada um e que não o obrigue a participar de uma loteria ou permanecer no computador de madrugada por meses", diz o texto.   

Até o momento da publicação desta matéria, a petição já tinha pouco mais de mil assinaturas, com uma meta de 1,5 mil. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.