Falha técnica pode afetar milhares de voos na Europa

BRUXELAS, 3 ABR (ANSA) - Uma falha técnica no sistema de gestão da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) pode gerar atrasos em mais de 15 mil voos agendados para esta terça-feira (3).   

De acordo com a Eurocontrol, o problema ocorreu no sistema avançado de gerenciamento tático dos fluxos ("ETFMS", na sigla em inglês), que cuida dos voos europeus, mas "procedimentos de emergência estão em vigor".   

"Hoje estavam previstos 29.500 voos na rede europeia. Cerca de metade destes voos podem registrar atrasos devido a um problema no sistema", indicou a organização em comunicado.   

A Eurocontrol estima que a situação seja normalizada até o fim da noite. Em publicação no Twitter, a empresa lamentou o imprevisto. "Lamentamos imensamente o inconveniente causado hoje aos passageiros em toda a Europa, no entanto, a segurança é nossa prioridade número um em qualquer momento". Diversos aeroportos já informaram que estão enfrentando uma redução da sua capacidade operacional. O aeroporto de Dublin pediu para todas as pessoas que tiveram viagem marcada nas próximas hora confirme primeiro o horário do voo com as respectivas companhias.   

Já em Londres, o aeroporto City admitiu os cancelamentos, enquanto que na França, o problema no sistema é apenas mais um enfrentado hoje, já que o país está paralisado devido a uma greve geral contra a reforma trabalhista do presidente Emmanuel Macron. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos