Papa lançará exortação apostólica sobre santidade em 9/4

CIDADE DO VATICANO, 05 ABR (ANSA) - A próxima exortação apostólica do papa Francisco, intitulada "Gaudete et Exsultate", será publicada na segunda-feira que vem, dia 9 de abril.   

O texto aborda a santidade no mundo contemporâneo e será o quarto grande documento do pontificado de Francisco, já excluindo a encíclica "Lumen Fidei" ("Luz da Fé"), lançada em 29 de junho de 2013 e escrita quase totalmente por Bento XVI.   

Em cinco anos no poder, Jorge Bergoglio publicou uma encíclica, a "Laudato si'" ("Louvado seja", de 24 de maio de 2015), que fala sobre ecologia, e duas exortações apostólicas: a "Evangelii gaudium" ("Alegria do Evangelho", de 24 de novembro de 2013), sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, e a "Amoris laetitia" ("Alegria do amor", de 19 de março de 2016), que defende aberturas da Igreja aos divorciados.   

Esta última provocou críticas abertas da ala ultraconservadora da Cúria, que chegou a acusar o Papa de cometer "heresias" no texto. A exortação sobre santidade já havia sido antecipada pelo cardeal hondurenho Óscar Rodríguez Maradiaga, um dos colaboradores mais próximos de Francisco e coordenador do conselho que trabalha na reforma da Cúria.   

"Ouvi apenas uma voz distante que diz que o Papa está preparando um belo documento sobre a santidade", declarou Maradiaga no fim de fevereiro. O tema da "Gaudete e Exsultate" é muito caro a Bergoglio, que o aborda com frequência em suas homilias, convidando todos os fiéis batizados a "serem santos" e a dar testemunho da fé cristã e da "alegria evangélica do cotidiano".   

Assim como seus documentos anteriores, a nova exortação apostólica destaca sentimentos positivos - "Alegrem-se e exultem" -, em sintonia com o desejo de Francisco de não ver "cristãos de rostos tristes". A exortação apostólica é um documento dirigido a todas as instâncias da Igreja Católica, diferentemente da encíclica, que é voltada a toda a humanidade.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos