Lula passa noite na sede do Sindicato em São Bernardo

SÃO PAULO, 6 ABR (ANSA) - Após o juiz Sérgio Moro emitir uma ordem de prisão ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o petista passou a noite desta quinta-feira (5) na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.   


Lula se reuniu com lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) enquanto um grupo de manifestantes realizava uma vigília nos arredores do Sindicato, na qual palavras como "aqui está o povo sem medo de lutar" e "Fora Temer" foram entoadas.   


Durante a madrugada desta sexta-feira (5), por volta de 2h (horário local), o ex-presidente apareceu na janela e acenou aos militantes que permaneciam do lado de fora. Minutos antes, Lula chegou a cumprimentar alguns petistas que compareceram ao segundo andar do prédio.   


O ex-presidente chegou no Sindicato às 19h10 depois de participar de uma reunião no Instituto Lula junto com lideranças do PT, incluindo a senadora Gleisi Hoffmann, que fez dura crítica ao STF, afirmando que a prisão do ex-chefe de Estado é uma violência. "Consideramos uma prisão política. É uma prisão que vai expor o Brasil ao mundo. Viraremos uma republiqueta de bananas", disse.   


Nesta quarta, Moro emitiu uma ordem de prisão dando as 17h de hoje como prazo para Lula se apresentar na Polícia Federal. No despacho, o juiz proibiu que sejam utilizadas algemas no petista "em atenção à dignidade do cargo que ocupou". Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP), no qual ele é acusado de receber o imóvel da construtora OAS em troca de benefícios em contratos da Petrobrás. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos