Topo

Corrupção é pauta principal na Cúpula das Américas

13/04/2018 11h19

LIMA, 13 ABR (ANSA) - Começa nesta sexta-feira (13) em Lima, no Peru, a 8ª edição da Cúpula das Américas, que reunirá chefes de Estado e de Governo para discutirem como assunto principal o combate à corrupção.   

Os anfitriões peruanos escolheram o tema "governabilidade democrática frente à corrupção", o qual será fio condutor para os líderes se comprometerem na cooperação para o combate à corrupção. O assunto é um dos principais nos últimos meses, principalmente porque diversos escândalos de corrupção têm derrubado presidentes, como é o caso do peruano Pedro Paulo Kuczynski e o ex-mandatário brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente Michel Temer viaja hoje para Lima junto com o deputado federal Darcísio Perondi. O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, já está na capital peruana. Durante a Cúpula, o líder brasileiro também participará de encontros bilaterais com homólogos de Honduras e do Chile. A expectativa é que Temer retorne ao Brasil no sábado (14), data de encerramento das discussões.   

Em um comunicado, a Anistia Internacional pediu para os participantes debaterem a questão da proteção dos direitos humanos colocando como prioridade no documento final. A crise da Venezuela e os refugiados também podem ser pautas do encontro.   

Nesta semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, anunciaram que não vão participar do evento.   

Ontem(12), o chefe de Estado do Equador, Lenin Moreno, que já estava no Peru, retornou a Quito para acompanhar pessoalmente a situação dos três jornalistas que foram sequestrados no fim de março na fronteira com a Colômbia. Com isso, o país será representado pela ministra de Relações Exteriores, María Fernanda Espinosa.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.