Na ONU, EUA diz que está preparado para novo ataque a Assad

ROMA, 14 ABR (ANSA) - A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, afirmou neste sábado (14) durante reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas que seu país está "armado e pronto para disparar" novamente caso o regime sírio de Bashar al-Assad continue usando armas químicas. Ontem (13), os governos norte-americano, francês e britânico lançaram 105 mísseis contra a Síria em resposta à suspeita do uso de armas químicas contra civis na cidade de Duma, região da Ghouta Oriental, atribuído pelos rebeldes a Damasco.   

"Acreditamos que conseguimos paralisar o programa de armas químicas da Síria. Estamos prontos para manter esta pressão. Se o governo sírio usar gás venenoso novamente, os Estados Unidos estão totalmente prontos", disse.   

O representante da Rússia, por sua vez, deixou nítido seu descontentamento e falou em "hooliganismo na área internacional" e pediu uma resolução do Conselho exigindo o cessar de qualquer ataque no território sírio.   

No entanto, Halley afirmou que "quando nosso presidente traça uma linha vermelha, nosso presidente a aplica". Caso haja um novo ataque químico, os "Estados Unidos estarão carregados e engatilhados".(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos