Bento XVI celebra aniversário de 91 anos ao lado de irmão

CIDADE DO VATICANO, 16 ABR (ANSA) - O papa emérito Bento XVI completa nesta segunda-feira (16) 91 anos e comemorará a data de uma forma reservada, apenas com a presença de seu irmão Georg, de 94 anos, que está no Vaticano.   

Joseph Ratzinger vai celebrar o aniversário em "um clima de serenidade", no Mosteiro "Mater Ecclesiae", localizado nos jardins do Vaticano, onde mora desde sua renúncia, no dia 28 de fevereiro de 2013.   

Neste ano, nenhum evento está previsto, ao contrário do ano passado, quando Ratzinger foi homenageado por uma representação de Baviera, que cantou música alemã e brindou a data com cerveja. Em decorrência do 91º aniversário de Bento XVI, será apresentado hoje na Filmoteca Vaticana o documentário "Bento XVI, a hora da verdade", dirigido pelo jornalista espanhol Javier Martínez-Brocal. Histórico Eleito Pontífice em 19 de abril de 2005, o alemão Joseph Ratzinger decidiu abandonar a liderança da Igreja Católica por motivos pessoais. Ele alegou sentir cansaço e falta de saúde para cumprir com os compromissos que o cargo lhe impunha.   

Recentemente, seu irmão revelou que o antecessor de Francisco sofre de uma doença "paralisante" no sistema nervoso. No entanto, por meio de uma nota, o Vaticano negou que Ratzinger sofra de uma doença degenerativa e acrescentou que ele apenas sente o "peso de seus anos, o que é normal para a idade. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos