Topo

Veneza adota plano para controlar turistas em 1º de maio

25/04/2018 16h12

SÃO PAULO, 25 ABR (ANSA) - O prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, assinou uma ordem que autoriza o bloqueio de pontes e o desvio dos fluxos de turistas durante o feriadão de 1º de maio, quando a cidade espera receber mais de 200 mil pessoas.   

Segundo Brugnaro, citado pelo jornal "Corriere della Sera", serão tomadas "medidas urgentes para garantir a incolumidade pública, a segurança e a habitabilidade de Veneza". O texto prevê o fechamento da Ponte da Liberdade, que liga o centro histórico à terra firme, caso os estacionamentos nos arredores da estação de trem fiquem lotados.   

Além disso, em situações de superlotação, o fluxo de turistas em determinadas áreas do centro histórico poderá ser desviado.   

"Pode haver muita gente nesses dias, queremos que a visita seja mais agradável para todos", explicou o prefeito.   

Brugnaro também convidou os visitantes de um dia só, aqueles que não dormem em Veneza, a escolherem outro lugar para viajar.   

"Evitem vir à Veneza para uma visita de um dia no feriadão", recomendou.   

A medida não afetará moradores e trabalhadores pendulares, que terão acesso livre a toda a área do centro histórico. Os desvios serão informados pela Prefeitura em seus perfis nas redes sociais.   

Nos últimos meses, Veneza vem adotando medidas para reduzir o fluxo de turistas na cidade e impondo multas para coibir comportamentos inadequados de viajantes, como pular nos canais ou urinar nas ruas.   

Ainda em 2018, a Prefeitura deve começar a testar um sistema de "semáforos" para turistas na praça San Marco, ponto mais visitado da capital do Vêneto. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.