Topo

Líder da oposição na Armênia se candidata a premier

30/04/2018 17h56

MOSCOU, 30 ABR (ANSA) - O líder da oposição na Armênia, Nikol Pashinyan, da coalizão liberal e europeísta Yelk, foi oficializado nesta segunda-feira (30) como candidato a primeiro-ministro do país.   

Segundo uma nota do partido, a decisão de nomear Pashinyan como postulante a premier foi tomada por "unanimidade". A votação no Parlamento para escolher o próximo chefe de governo está prevista para esta terça-feira (1º).   

Três grupos parlamentares já prometeram apoio a Pashinyan, enquanto o Partido Republicano, atualmente no poder, anunciou que não terá candidato. O opositor precisa de pelo menos 53 dos 105 votos no Parlamento, sendo que os governistas possuem 58 assentos.   

Já o bloco que apoiará Pashinyan tem 47 cadeiras. O líder da oposição foi a principal figura da onda de manifestações que derrubou o ex-presidente Serzh Sargsyan do cargo de primeiro-ministro.   

Sem poder tentar um terceiro mandato presidencial, Sargsyan mudara a Constituição para implantar o parlamentarismo e continuar governando a Armênia, mas a manobra provocou protestos por todo o país.   

O premier interino é Karen Karapetyan, aliado do ex-presidente.   

A oposição teme que eventuais novas eleições para o Parlamento possam ser fraudadas caso o processo ocorra sob o comando do Partido Republicano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.