Mattarella pressiona partidos e convoca novas consultas

ROMA, 3 MAI (ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, convocou para a próxima segunda-feira (7) uma nova rodada de consultas na tentativa de formar o governo do país depois das eleições legislativas de 4 de março. "Depois de dois meses as posições iniciais das partes permanecem inalteradas, nenhuma perspectiva de maioria do governo emergiu", explicou o italiano, ressaltando que nos últimos dias a possibilidade de um acordo entre o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrático (PD) também diminuiu.   

A nova rodada de negociações acontecerá em um único dia e tem o objetivo de verificar se as partes têm outras perspectivas de maioria.   

Há, praticamente, 60 dias tentando formar um novo governo na Itália, Mattarella precisou conceder "mandatos exploratórios" para os presidentes do Senado, Elisabetta Casellati, e da Câmara, Roberto Fico. No entanto, ambos não tiveram sucesso para encerrar o impasse entre as partes.   

A possibilidade de um acordo entre M5S, liderado por Luigi Di Maio, e a Liga, de Matteo Salvini, também fracassou porque o partido antissistema se recusou a governar ao lado do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que integra a coalizão de direita. Por sua vez, a hipótese de um governo entre Di Maio e o Partido Democrático havia ganhado força, mas ainda há certa resistência nas alas ligadas ao ex-primeiro-ministro Matteo Renzi.   

Nos último dias, Di Maio, que é dono de um terço do Parlamento, fez diversas críticas aos partidos italianos que não conseguiram chegar a um consenso nas negociações e, desta forma, propôs a Salvini que ambos solicitem ao presidente Sergio Mattarella a convocação de novas eleições em junho deste ano. No entanto, esta é uma ideia que o chefe de Estado tenta evitar a todo custo, porque as urnas não mudaria a composição atual do Parlamento. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos