Presidente da China e Kim Jong-un se reúnem pela 2ª vez

PEQUIM, 8 MAI (ANSA) - O presidente da China, Xi Jinping, se encontrou com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, na cidade chinesa de Dalian, ontem(7) e nesta terça-feira (8), informou a agência de notícias Xinhua.   

A reunião marca mais um capítulo nas aproximações diplomáticas na Península e ocorre menos de duas semanas depois da histórica cúpula intercoreana, realizada em 27 de abril, na qual Kim e Moon Jae-in prometeram assinar um acordo de paz. Durante o diálogo, Kim ressaltou que está "feliz" com o "progresso positivo" da situação atual da península, desde o primeiro encontro entre os dois líderes ocorrido em março. Segundo a agência, o ditador norte-coreano ainda disse que quando as atividades "hostis" e as ameaças de segurança caem, não há razão para a Coreia do Norte ser um "estado nuclear".   

Além disso, os dois conversaram sobre as relações diplomáticas e as principais questões de comum interesse. Kim disse que espera que o Norte e os Estados Unidos "construam confiança mútua com o diálogo" e que os partidos adotem "medidas regulares e responsavelmente sincronizadas" para "resolução política" e "eventualmente alcançar a desnuclearização e a paz".   

Logo depois da confirmação da visita, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que falará com Jinping, "Falarei com meu amigo, o presidente Xi da China, nesta manhã. Os tópicos principais serão comércio, em que coisas boas vão acontecer, e a Coreia do Norte, com quem relação e confiança são construídos", disse no Twitter. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos