Estudo aponta que Michelangelo era canhoto

MILÃO, 08 MAI (ANSA) - O artista italiano Michelangelo (1475-1564), um dos ícones do Renascimento, era canhoto, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (9) na revista "Clinical Anatomy".   


De acordo com a pesquisa conduzida pelo italiano Davide Lazzeri, Michelangelo era naturalmente canhoto, mas sempre tentava usar a mão direita, exceto em trabalhos de força, como esculpir, por exemplo. Em entrevista à ANSA, Lazzeri afirmou que comparou os traços nas obras de Michelangelo com o esboço de um retrato da amiga do artista, Vittoria Colonna, feito em 1525 e pintado com a mão direita. Recentemente foi descoberto que ele sofria de artrite em suas mãos.   


"Outro elemento sugestivo é que Michelangelo esculpiu e pintou um crucifixo para a abadia de Santo Spirito, ela é pintada da direita para a esquerda, provavelmente porque naquela época ele era ainda mais habilidoso com a mão esquerda na pintura", acrescentou Lazzeri.   


Devido ao preconceito que os canhotos sofriam na época, Michelangelo escondia suas habilidades com a mão esquerda, principalmente por conta do contato do artista com o clero.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos