Reunião entre Trump e Kim será dia 12 de junho em Singapura

NOVA YORK, 10 MAI (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quinta-feira (10), em uma publicação no Twitter, que a reunião histórica com o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, acontecerá no próximo dia 12 de junho em Singapura. "Nós dois vamos tentar fazer um momento muito especial para a paz mundial", escreveu o republicano.   

Os detalhes da reunião foram acertados ontem(9) durante encontro entre o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e o líder da Coreia do Norte. No mês de março, Trump aceitou o convite de Kim para uma reunião sobre a "desnuclearização" da Península Coreana. Este será o primeiro encontro entre um presidente dos Estados Unidos no exercício do cargo e um líder da Coreia do Norte. O anúncio representa um ponto de virada significativo após um ano de ofensas e ameaças de destruição mútua entre Washington e Pyongyang e acontece depois que Kim libertou três cidadãos norte-americanos que estavam presos na Coreia do Norte. Ao longo de 2017, a Coreia do Norte avançou como nunca em seu programa militar e testou, com sucesso, mísseis intercontinentais capazes de atingir o território dos EUA, além de ter realizado a detonação nuclear mais potente de sua história, supostamente com uma bomba de hidrogênio.   

Em resposta, o magnata patrocinou diversas sanções econômicas das Nações Unidas contra a Coreia do Norte, que podem ter abalado ainda mais uma economia fragilizada. Desde então, Kim tem se mostrado aberto a novos diálogos, principalmente após participar de uma cúpula intercoreana com o presidente Moon Jae-in, na qual prometeu assinar um acordo de paz. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos