Salvini é visto usando marca ligada a neofascistas

ROMA, 10 MAI (ANSA) - O secretário da Liga, Matteo Salvini, foi visto usando uma jaqueta de uma marca ligada ao movimento neofascista italiano CasaPound, no Estádio Olímpico de Roma, durante a final da Copa da Itália entre seu time, o Milan, e a Juventus.   

O agasalho azul é da marca "Pivert", cujo proprietário, Francesco Polacchi, é um dos líderes do partido de extrema direita. Suas roupas normalmente são utilizadas por simpatizantes do CasaPound, já que são totalmente "made in Italy".   

"Salvini vestindo CasaPound no estádio, usando uma jaqueta símbolo dos neofascistas. O secretário da Liga envia imediatamente um sinal sobre seu mundo de referência, enquanto negocia a lista de ministros com [Luigi] Di Maio", afirmou o deputado Michele Anzaldi, do Partido Democrático (PD), de centro-esquerda.   

A Liga está muito perto de formar um governo de coalizão com o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), liderado por Di Maio.   

No entanto, o CasaPound minimizou o episódio. "A Pivert, empresa que produz a jaqueta usada por Salvini, é de propriedade de um de nossos funcionários há anos. Mas eu não vejo nenhuma conexão política. É uma instrumentalização", disse Simone Di Stefano, secretário do movimento.   

"A marca não é para uso exclusivo de ambientes extremistas de direita. Muitos ativistas dos chamados movimentos soberanistas preferem essa marca porque ela é completamente 'made in Italy'", acrescentou. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos