Surto de ebola na RDC já totaliza mais de 30 casos

SÃO PAULO, 10 MAI (ANSA) - O surto de ebola na República Democrática do Congo (RDC), na África Ocidental, já totaliza 32 casos, entre confirmados, prováveis e suspeitos, segundo boletim divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (10). Até aqui, 18 pessoas morreram.   

Entre os dias 4 e 9 de maio, houve dois contágios confirmados, 18 prováveis e 12 suspeitos no território de Bikoro, perto da fronteira com a República do Congo. Três dos 32 casos são de operadores sanitários.   

"Os pacientes apresentaram febre, diarreia, dor abdominal, mialgia [dor muscular] e artralgia [dor nas articulações], e alguns também mostraram sinais e sintomas hemorrágicos", diz a OMS. O vírus ebola é endêmico na RDC e altamente contagioso.   

Entre 2014 e 2015, uma epidemia da doença na África Ocidental matou 11.315 pessoas, sendo 4.809 na Libéria, 3.955 em Serra Leoa e 2.536 na Guiné. Também foram registradas vítimas na Nigéria (oito), no Mali (seis) e nos Estados Unidos (uma).   

Ao longo das últimas quatro décadas, segundo a OMS, a República Democrática do Congo sofreu oito surtos de ebola, o mais recente deles em maio de 2017. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos