Coreia do Norte promete destruir instalação de teste nuclear

ROMA, 12 MAI (ANSA) - A Coreia do Norte anunciou neste sábado (12) que está tomando "medidas técnicas" para desmontar seu Centro de Testes Nucleares entre 23 e 25 de maio, informou a agência estatal do país "KCNA".   

De acordo com a publicação, o local será derrubado com explosões em todos os túneis, instalações de observação, prédios de pesquisa e postos de segurança, desde que as condições meteorológicas permitam.   

Jornalistas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, além de outros lugares do mundo, poderão acompanhar o evento.   

A mudança deve ocorrer três semanas antes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontrar com o líder norte-coreano, Kim Jong-un. Em abril, as autoridades sul-coreanas disseram que Kim havia declarado que "realizaria o fechamento do local de testes nucleares em maio". A informação foi revelada depois de conversas entre Kim e o presidente da Coréia do Sul, Moon Jae-in.   

Horas depois do anúncio, Trump agradeceu Pyongyang por sua decisão. "A Coreia do Norte anunciou que vai desmantelar o seu Sítio de Teste Nuclear neste mês, antes da grande reunião de cúpula do dia 12 de junho. Obrigado, um gesto muito inteligente e gracioso!", escreveu o chefe de Estado norte-americano em seu Twitter. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos