Topo

Artigo do ?Spiegel? sobre Itália gera mal-estar dipl

26/05/2018 17h16

ROMA, 26 MAI (ANSA) - Um artigo publicado pelo jornal alemão "Der Spiegel" sobre o processo de formação do governo da Itália gerou reações no ambiente diplomático e fez o embaixador italiano em Berlim, Pietro Benassi, fazer uma dura crítica ao texto neste sábado (26).   

Assinado pelo jornalista Jan Fleischhauer, o artigo chama a Itália de "sanguessuga". "Como se deveria definir o comportamento de uma nação que, primeiro, pede dinheiro para financiar seu proverbial 'dolce far niente', e depois ameaça aqueles que pedem para ela saldar seus débitos?", questionou. "Pedir esmola seria um conceito errado. Os pedintes pelo menos dizem 'obrigado' quando recebem algo. Sanguessugas agressivos se aproximam mais [da conduta italiana]", escreveu. Ao longo do texto, o jornalista argumenta que os partidos Liga Norte e MS5 prometeram benefícios sociais e econômicos, mas, como o novo governo não tem dinheiro para cumpri-las, deseja que a União Europeia alivie o pagamento da dívida italiana.   

Em resposta, o embaixador italiano enviou uma carta dizendo que o artigo ofende "um povo inteiro" e vai além da simples prerrogativa de liberdade democrática e de expressão. Esta, porém, não é a primeira crítica da imprensa estrangeira ao governo que está sendo formado pelos partidos Liga Norte e Movimento 5 Estrelas (M5S), com o jurista Giuseppe Conte como primeiro-ministro.   

O também jornal alemão Frankfurter Allgemeine disse que "a Itália é a principal fonte de preocupação da Europa", enquanto o inglês "The Economist" chamou Conte de "arlequim". No título de um editorial, o "The New York Times" disse neste fim de semana que "os populistas tomaram Roma". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.