Topo

UE apresenta plano para reduzir uso de plástico

28/05/2018 18h55

BRUXELAS, 28 MAI (ANSA) - Os Estados-membros da União Europeia deverão recolher 90% das garrafas plásticas de bebidas até 2025, anunciou a Comissão Europeia nesta segunda-feira (28).   

Essa é mais uma medida para reduzir o uso de plástico no bloco, que produz 25 milhões de toneladas de resíduos desse tipo de material por ano, sendo que 85% desse lixo acaba poluindo praias e mares.   

Além das garrafas, a Comissão Europeia anunciou outras ações ambiciosas, como a proibição à venda de pratos, canudos, misturadores de bebidas e cotonetes de plástico - todos os produtos citados podem ser fabricados com outro material que não seja tão prejudicial ao meio ambiente.   

No caso de recipientes de alimentos e copos, os Estados-membros deverão fixar objetivos nacionais de redução. Além disso, os países deverão promover campanhas de sensibilização dos cidadãos, para que eles entendam os motivos por trás dessas medidas.   

Os itens que não podem ser feitos com material alternativo deverão apresentar uma etiqueta que indique ao consumidor que o produto pode ser prejudicial à natureza. O projeto agora deverá ser aprovado pelo Parlamento e pelo Conselho Europeu. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.