Topo

Socialista Pedro Sánchez toma posse no governo da Espanha

02/06/2018 12h05

ADRI, 2 JUN (ANSA) - O novo presidente do governo da Espanha, o socialista Pedro Sánchez, de 46 anos, prestou juramento e tomou posse neste sábado (2), diante do rei Felipe VI.   

Seu antecessor, o conservador Mariano Rajoy, também esteve na cerimônia, realizada no Palacio de la Zarzuela, perto de Madri.   

Rajoy foi destituído ontem, após Sánchez conseguir a aprovação no Parlamento de uma moção de censura contra o político devido a um escândalo de corrupção envolvendo sua legenda, o Partido Popular (PP).   

Rompendo uma tradição histórica da Espanha, Sánchez fez seu juramento sem nenhum símbolo religioso católico. O socialista, um dos líderes mais jovens a assumir o governo espanhol, define-se como ateu e defende um Estado laico. O político do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) prometeu retirar a obrigatoriedade do estudo da religião no currículo educacional público. "Prometo, pela minha consciência e honra, cumprir fielmente com as obrigações do cargo de presidente do Governo, com lealdade ao rei, e guardar e fazer cumprir a Constituição como norma fundamental do Estado, assim como manter o sigilo das deliberações do Conselho de Ministros", leu Sánchez.   

Nos próximos dias, Sánchez deve anunciar a composição de seu governo, que enfrentará no Parlamento uma maioria dominada pelo PP. Sua legenda conta com apenas 84 deputados na Casa. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.