Topo

Após tiro em bebê, presidente diz que Itália vive faroeste

26/07/2018 16h05

ROMA, 26 JUL (ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, fez nesta quinta-feira (26) um duro discurso sobre a violência contra minorias no país, após um aposentado ter atirado em uma menina cigana de 13 meses da varanda de seu apartamento.   

A criança, que estava no colo de sua mãe, está internada em estado grave há mais de uma semana. "Me chocou um fato do noticiário. A Itália não pode se assemelhar a um 'faroeste', onde um indivíduo compra um fuzil e dispara da varanda, ferindo uma menina de um ano, arruinando sua saúde e seu futuro", declarou Mattarella, durante uma cerimônia no Palácio do Quirinale, em Roma.   

"Isso é barbárie e deve suscitar indignação", reforçou o presidente da República. O autor do tiro, Marco Arezio, de 59 anos, disse, por meio de seu advogado, que disparou sem querer.   

As declarações de Mattarella chegam no mesmo dia do desalojamento de um acampamento cigano com 300 moradores em Roma.   

Alguns nômades dizem que foram tratados como "animais", mas a polícia afirma que a operação não exigiu o uso da força.   

Recentemente, o ministro do Interior Matteo Salvini havia anunciado um projeto para realizar um "censo" dos ciganos que vivem no país, medida que foi qualificada como ilegal pela Comissão Europeia. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.