Topo

Papa aceita renúncia de cardeal acusado de pedofilia

28/07/2018 09h57

CIDADE DO VATICANO, 28 JUL (ANSA) - O papa Francisco aceitou neste sábado (28) a renúncia do arcebispo emérito de Washington (EUA), cardeal Theodore McCarrick, 88 anos, que é acusado de pedofilia.   

Segundo comunicado da Santa Sé, a carta de demissão chegou ao Vaticano na noite da última sexta-feira (27) e foi aceita pelo Pontífice, que, além de tirar McCarrick do colégio cardinalício, determinou sua suspensão de qualquer ministério público.   

O sacerdote também terá de "permanecer em uma casa que será indicada a ele, para uma vida de oração e penitência, até que as acusações sejam esclarecidas pelo processo canônico".   

McCarrick é acusado de ter violentado um adolescente 45 anos atrás, quando era padre em Nova York, e de ter mantido relações com seminaristas adultos. Ele se diz inocente.   

Nos últimos dias, o arcebispo de Boston, cardeal Sean O'Malley, chefe da comissão antipedofilia criada pelo Papa, soltou uma nota dizendo que "desculpas não bastam" e que é preciso criar procedimentos claros para acusações de abusos cometidos por altos membros do clero. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.