Topo

Primeiro-ministro da Itália é recebido por Trump nos EUA

30/07/2018 13h29

WASHINGTON, 30 JUL (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, chegou à Casa Branca para sua reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que o recebeu com um caloroso aperto de mãos.   

Essa é a primeira visita oficial de Conte aos EUA, em meio às tensões políticas e econômicas entre Washington e a União Europeia. O premier desembarcou na capital norte-americana no fim da tarde do último domingo (29) e dará uma coletiva de imprensa com Trump às 14h (15h em Brasília) desta segunda.   

De acordo com fontes do governo italiano, o objetivo de Conte é servir de "facilitador' para as relações entre Washington e Bruxelas, após o presidente dos EUA ter falado abertamente que a UE era uma "inimiga" de seu país.   

Além disso, EUA e UE acenam com uma guerra comercial, cenário que perdeu força, ao menos por enquanto, depois de uma reunião entre Trump e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que prometeram um acordo para zerar barreiras comerciais.   

O primeiro-ministro pretende obter do republicano a garantia de que eventuais novas tarifas não atinjam empresas italianas, especialmente do setor agroalimentar.   

Conte também quer conseguir o apoio da Casa Branca para a conferência sobre a Líbia que a Itália pretende realizar, como uma medida para combater a crise migratória. O fluxo no Mediterrâneo Central aumentou após o esfacelamento do país africano, que vive dividido entre facções desde a queda de Muammar Kadafi, em 2011, com apoio dos EUA. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.