Topo

Turquia quer fazer cúpula com França, Alemanha e Rússia

30/07/2018 14h42

ISTAMBUL, 30 JUL (ANSA) - A Turquia pretende organizar uma cúpula com França, Alemanha e Rússia no próximo dia 7 de setembro, em Istambul, para discutir o que os países "podem fazer juntos na região".   

A declaração foi feita pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, que conversou com jornalistas enquanto voltava da 10ª Cúpula do Brics, à qual ele compareceu como convidado, em Johanesburgo, na África do Sul.   

Erdogan não deu detalhes sobre o encontro, mas, segundo o jornal turco Hurryiet, um dos assuntos a serem abordados pelos líderes é a questão Síria. O governo de Ancara combate organizações curdas que dominam territórios próximos à fronteira com a Turquia e são consideradas "terroristas" por Ancara, mas têm apoio dos EUA na guerra civil no país árabe. Ainda não existe nenhuma confirmação oficial de Moscou, Berlim ou Paris sobre o encontro. Nos últimos anos, a Turquia se envolveu em diversas polêmicas com a Alemanha, especialmente após autoridades do país europeu vetarem comícios pró-Erdogan para a comunidade turca. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.