PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump se dispõe a dialogar com Irã

31/07/2018 12h10

WASHINGTON E TEERÃ, 31 JUL (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (30) que está disposto a se reunir com seu homólogo do Irã, Hassan Rohani, ou outras autoridades do país "a qualquer momento que queiram". O anúncio foi feito durante entrevista coletiva na Casa Branca, onde Trump recebeu o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte.   

O mandatário, no entanto, afirmou que "um regime brutal como o do Irã não deve jamais ter em suas mãos armas nucleares", posição compartilhada por Conte. Quando perguntado se estabeleceria alguma condição prévia para o diálogo, Trump respondeu que não. As negociações, segundo Trump, "são boas para o país [os EUA], para eles [o Irã], para todos".   

O embaixador do Irã na União Europeia e na Itália, Hamid Abutalebi, respondeu à declaração afirmando que o "caminho acidentado" do diálogo com os Estados Unidos poderá ser reatado se o país voltar atrás a respeito da saída do acordo nuclear firmado em 2015 pelo ex-presidente Barack Obama e "reduzir a hostilidade com o governo iraniano". A declaração foi postada pelo diplomata em seu perfil no Twitter nesta terça-feira (31).   

Trump saiu do acordo nuclear, firmado em conjunto com China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha, em maio, afirmando que ele era "muito generoso com o Irã". O presidente declarou que vai retomar as sanções econômicas impostas ao país asiático caso Teerã não mude radicalmente algumas de suas políticas, como o apoio ao governo da Síria. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional