Topo

Rússia fornecerá sistema antimísseis à Turquia

21/08/2018 12h09

MOSCOU, 21 AGO (ANSA) - A Rússia fornecerá o sistema antimísseis S-400 à Turquia a partir de 2019. O anúncio foi feito pelo dirigente da empresa de exportações estatal Rosoboronexport, Aleksandr Mikheev nesta terça-feira (21).   

"O contrato está seguindo os termos estabelecidos, nós começaremos a implementá-lo em 2019", disse Mikheev, durante fórum militar realizado na região de Moscou, na Rússia. Os Estados Unidos têm manifestado preocupação com a compra de armamento russo pela Turquia, que é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).   

O anúncio foi feito em meio à crise diplomática entre Estados Unidos e Turquia, motivada pela prisão do pastor norte-americano Andrew Brunson, acusado de participação em uma tentativa de golpe de Estado ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em 2016. Ancara não aceitar extraditar Brunson e, em represália, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou o aumento da taxação de importação do aço e do alumínio turcos.   

Em fevereiro, o diretor da empresa de tecnologia russa Rostek, Serghei Chemazov, revelou à agência de notícias "Interfax" que a Turquia teria recebido uma linha de crédito para a aquisição de sistemas antimísseis e que Ancara estaria interessada em comprar quatro unidades do S-400 por US$ 2 milhões. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.