PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump promete tarifa de 25% sobre carros da UE

22/08/2018 08h42

ROMA, 22 AGO (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu impor uma sobretaxa alfandegária de 25% sobre todos os automóveis importados da União Europeia.   

A declaração foi dada na última terça-feira (21), durante um comício na Virgínia Ocidental, e chega pouco depois de uma entrevista do secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, na qual ele anunciou o adiamento da publicação de um relatório sobre as tarifas no setor automotivo.   

"Colocaremos uma taxa de 25% sobre todos os carros que chegarem nos EUA a partir da União Europeia", declarou Trump, ignorando as negociações em curso com Bruxelas.   

Há cerca de um mês, o republicano havia recebido na Casa Branca o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e anunciado um compromisso para zerar as tarifas sobre bens industriais entre os dois lados.   

"Hoje é um grande dia: com Juncker, lançamos uma nova fase nas relações entre Estados Unidos e União Europeia", dissera o norte-americano na ocasião. A UE já indicou que criará US$ 20 bilhões em novas tarifas caso seus automóveis sejam sobretaxados, o que abriria uma nova frente na guerra comercial deflagrada por Trump, após a disputa em curso com a China.   

O objetivo do presidente dos Estados Unidos é reduzir o déficit comercial em relação à União Europeia, hoje na casa dos US$ 100 bilhões. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional