Topo

Etna volta a registrar erupções vulcânicas

24/08/2018 13h58

CATÂNIA, 24 AGO (ANSA) - Uma nova fase de erupções foi percebida na noite desta quinta-feira (23) e na manhã desta sexta-feira (24) nas crateras no sudeste do vulcão Etna, na ilha da Sicília, segundo o Instituto de Geofísica e Vulcanologia (INGV).   

As erupções são do tipo estromboliano, ou seja, erupções medianas caracterizadas pela ejeção de cinzas e bombas vulcânicas. O fenômeno gerou um considerável fluxo de lava no cume do vulcão.   

Os tremores nos condutos magmáticos internos do Etna são mantidos em níveis de médios a altos. A emissão de cinzas, até o momento, não afetou a atividade do aeroporto internacional de Catânia.   

De acordo com o INGV, no final da tarde de ontem, foi registrado um aumento repentino no tremor vulcânico e logo depois ocorreu uma atividade explosiva fraca na região entre a antiga boca principal do vulcão e as crateras mais recentes do sudeste da montanha. Os lançamentos de bombas de lava alcançaram entre 100 e 150 metros acima da cratera. Além disso, por volta das 20h30 (horário local), ocorreu a emissão de um pequeno fluxo de lava registrado em outra boca da cratera sudeste. Nas horas seguintes, a atividade continuou sem alterações significativas. Na madrugada de hoje (24), a amplitude do tremor vulcânico começou a diminuir ligeiramente e a atividade estromboliana ficou menos intensa. No entanto, pela manhã, após às 9h20, uma nova emissão contínua de cinzas foi registrada.   

O fenômeno ainda está em processo de evolução e continua sendo monitorado pelo INGV. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.