Topo

Brasil participará do 3º Prêmio Internacional Ernesto Illy

27/08/2018 12h11

NOVA YORK, 27 AGO (ANSA) - O Brasil foi selecionado na última sexta-feira (24) para participar da terceira edição do Prêmio Internacional Ernesto Illy, que reconhece os produtores de café que alcançaram excelência na qualidade do grão e na sustentabilidade da produção.   


Organizada pela empresa italiana illycaffé, a cerimônia de premiação será realizada no dia 4 de outubro, em Nova York, Estados Unidos. Além do Brasil, a illycaffé anunciou que os outros países participantes serão Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Índia, Nicarágua e Ruanda. A decisão veio após análises das amostras de grãos arábica da safra 2017/2018 nos laboratórios de Trieste, na Itália.   


Especialistas julgarão os grãos de café para determinar o "Best of the Best". A illycafé vai levar 27 produtores (três de cada país) para a cerimônia no Salão dos Delegados das Nações Unidas, em Nova York, onde os finalistas serão anunciados após a avaliação de três preparações diferentes: espresso, coado e cold brew.   


Além disso, o prêmio "Coffee Lovers' Choice" será entregue ao produtor que ganhar na votação entre os consumidores, por meio de sessões de degustação às cegas nas lojas illy pelo mundo. A cerimônia do "Coffee Lovers' Choice" será no fim de setembro, em um evento anterior ao "Ernesto Illy", também em Nova York.   


Na noite da cerimônia, os 27 cafeicultores e os países de origem serão homenageados durante a festa de gala da premiação, no Rainbow Room do Rockefeller Center, que será conduzida pelo apresentador norte-americano Ted Allen.   


O prêmio recebe o nome de Ernesto Illy em homenagem ao líder da segunda geração da illycaffè. A empresa italiana foi fundada na cidade de Trieste, na Itália, em 1933, e é uma marca de café global, com graõs provenientes de nove países fornecedores, sendo o Brasil o principal deles. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.