Topo

Presidente eleito do México elogia acordo sobre Nafta

28/08/2018 08h16

CIDADE DO MÉXICO, 28 AGO (ANSA) - O presidente eleito do México, Andrés López Obrador, elogiou o princípio de acordo com os Estados Unidos para renegociar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), anunciado na última segunda-feira (27) pelos mandatários Enrique Peña Nieto e Donald Trump.   

"Quero reconhecer a atitude do presidente Donald Trump, que entendeu nossa postura e que esteve de acordo com esse tratado, que é fundamental para nós", afirmou Obrador, em sua primeira reação sobre o tema. "Estamos satisfeitos porque nossa soberania foi salva. O México se reserva o direito de reformar sua Constituição e suas leis em matéria energética", acrescentou.   

A eleição do líder do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), em julho passado, levantou preocupações sobre a futura relação com Trump - Obrador será o primeiro presidente de esquerda da história do México.   

O mandatário eleito chegou a publicar livros criticando as políticas migratórias do republicano, que miram sobretudo os fluxos irregulares na fronteira mexicana. O princípio de acordo alcançado entre Trump e Peña Nieto prevê o fim do Nafta, que também inclui Canadá.   

Obrador disse esperar que Ottawa também se junte ao novo pacto "em breve". Ainda há poucas informações sobre o pacto entre EUA e México, mas qualquer mudança no Nafta precisará passar pelo Congresso norte-americano, que pode ter sua composição alterada nas eleições de novembro - Senado e Câmara são controlados hoje pelo Partido Republicano.   

Além disso, a renegociação do Nafta exige também a aprovação do Canadá. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.