Topo

Crescimento do PIB dos EUA é revisado para 4,2% no 2º tri

29/08/2018 13h16

NOVA YORK, 29 AGO (ANSA) - O crescimento do Produto Interno Bruto dos Estados Unidos no segundo trimestre de 2018 foi revisado de 4,1 % para 4,2 % pelo Departamento de Comércio do país nesta quarta-feira (29).   

O resultado foi melhor dos últimos quatro anos para o período e superou a expectativa divulgada em julho. O principal responsável pelo número foi o investimento empresarial, que cresceu 6,2%, principalmente no setor de desenvolvimento de software. A desaceleração das importações, motivada pelas taxas impostas por Donald Trump a produtos estrangeiros, e o aumento dos gastos públicos, que estimulam o consumo, também influenciaram no resultado, que é o melhor desde o terceiro trimestre de 2014, quando a economia registrou alta de 4,3%.   

"Confiança do consumidor no maior nível dos últimos 18 anos! E o PIB revisado de 4,1 para 4,2%. O nosso país está indo muito bem", escreveu o presidente norte-americano, Donald Trump.   

O corte de impostos de US$ 1,5 trilhão, feito pelo governo no final do ano passado também é apontado como fator importante para o crescimento, já que permitiu que mais dinheiro fosse utilizado para o consumo, que responde por 70% do PIB norte-americano. O setor registrou crescimento de 3,8%, menos que os 4% esperados pelo governo. O resultado do primeiro trimestre de 2018 foi uma alta de 2,2%.   

Analistas esperam que a taxa de crescimento do PIB caia para 3 % até o fim do ano, quando o efeito das tarifas a importações será absorvido pela economia, o que representaria o melhor resultado desde 2005. No ano passado, a economia norte-americana cresceu 2,2%. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.