Topo

'O Primeiro Homem' abre Festival de Cinema de Veneza

30/08/2018 08h39

VENEZA, 30 AGO (ANSA) - "First Man" (O Primeiro Homem), dirigido por Damien Chazelle, inaugurou a 75ª Mostra Internacional de Cinema de Veneza nesta quarta-feira (29). A primeira noite do festival no Lido contou com a exibição em estreia mundial do filme estrelado por Ryan Gosling e com a entrega do Leão de Ouro pela carreira à britânica Vanessa Redgrave.   


A produção da Universal Pictures conta a história da missão da NASA que levou o primeiro homem a pisar na Lua, o norte-americano Neil Armstrong. Em coletiva de imprensa, o protagonista do longa disse que teve ajuda dos filhos do astronauta e de sua mulher para que conhecesse melhor a sua personalidade.   


"Eu descobri que ele era humilde, introvertido e, assim, procurei respeitar o seu caráter", contou Gosling. Já o diretor falou sobre a sensação de claustrofobia que o filme proporciona. "Ela nasce do fato de que eu realmente vi as naves daquela época e percebi o quanto eram pequenas. Procurei fazer sentir aquele vazio escuro em que os astronautas se moviam", revelou Chazelle.   


Entre tecnologia vintage, claustrofobia e orgulho americano, o filme destaca também cenas daqueles que eram próximos de Armstrong. "Eu acho importante que o filme mostre aquilo que as pessoas que ficaram na Terra viviam e sentiam", disse o diretor.   


A atriz Claire Foy, que interpreta a mulher de Armstrong, também estava presente na coletiva e disse que o principal objetivo era respeitar o que aconteceu e as histórias que a esposa do astronauta contou.   


"Mais que um herói americano, Armstrong se tornou um herói da humanidade", concluiu Gosling.   


Na cerimônia de abertura, além da exibição de "First Man" e da homenagem à britânica Redgrave graças ao seu desempenho em 60 anos de atividades, o presidente da Bienal de Veneza, Paolo Baratta, discursou lembrando o quanto a arte é necessária como orientação nos dias de hoje. "A fim de aumentar a nossa capacidade de ver as coisas e observar o mundo", disse.   


Já nesta quinta-feira (30), a Mostra começou o seu segundo dia com aplausos e muita comoção por "Roma", de Alfonso Cuarón, que concorre nesta edição do festival. O longa, produzido pela Netflix, conta um drama familiar com cenário na Cidade do México dos anos 70. Caso o filme vença a estatueta, será o primeiro Leão de Ouro entregue à plataforma streaming. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.