Tufão Mangkhut atinge o nordeste das Filipinas

ROMA, 14 SET (ANSA) - O tufão Mangkhut tocou o nordeste das Filipinas na madrugada deste sábado (15), de acordo com o horário local. O impacto com terra firme aconteceu por volta de 1h40 (14h40 de sexta-feira) em Brasília.   

O fenômeno natural, classificado no nível máximo de uma escala de um a cinco, tem 900 quilômetros de diâmetro, ventos de 250 quilômetros por hora e pode ser o mais forte da história a atingir o país asiático.   

Segundo a ONG Oxfam, o tufão Mangkhut deve afetar uma área onde vivem 4,3 milhões de pessoas. "Tememos possíveis deslizamentos por causa do território montanhoso ao norte de Luzon e inundações provocadas por chuvas torrenciais na parte setentrional da ilha", disse Paolo Pezzati, porta-voz para emergências humanitárias da entidade na Itália.   

Acredita-se que o Mangkhut tenha potencial até mais destrutivo que o do supertufão Haiyan, que deixou cerca de 7,3 mil mortos em novembro de 2013. Luzon é a maior e mais populosa ilha das Filipinas e abriga 53,3 milhões de pessoas e a capital Manila.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos