PUBLICIDADE
Topo

Filme sobre sumiço no Vaticano abre Italian Film Fest em SP

24/09/2018 12h41

SÃO PAULO, 24 SET (ANSA) - O filme "A verdade está no céu", de Roberto Faenza, abre nesta segunda-feira (24) a segunda edição do Italian Film Fest, festival de cinema italiano que acontece de 24 a 30 de setembro, no Unibes Cultural, em São Paulo.   


Protagonizado por Maya Sansa, que estará no evento, o longa aborda o misterioso desaparecimento da adolescente Emanuela Orlandi, ocorrido em junho de 1983 e nunca solucionado. A jovem era filha de um funcionário da Prefeitura da Casa Pontifícia e residia dentro do Vaticano.   


A cerimônia de abertura está prevista para 19h, dando início a uma programação de 10 longas-metragens, três animações, quatro documentários e dois curtas. Pela manhã, as sessões serão dedicadas a escolas e universidades de São Paulo. Depois, começam as exibições ao público.   


Além disso, a programação prevê dois debates: um sobre a condição feminina no cinema e o movimento "Me Too", com a participação das cineastas Fernanda Pessoa e Tatiana Lohmann, em 27 de setembro, às 18h30, e outro sobre a relação entre cinema e TV diante do crescimento dos serviços de streaming, no dia 28, às 17h.   


Também haverá um workshop para profissionais do setor, no dia 26, às 11h, que abordará a relação entre os cinemas italiano e brasileiro, com representantes da Associazione Nazionale Industrie Cinematografiche Audiovisive Multimediali (Anica), do Ministério de Bens e Atividades Culturais da Itália (Mibac), da Agência Nacional do Cinema (Ancine), da SP Cine e do Centro Sperimentale di Cinematografia (SCS).   


Para os produtores e distribuidores, também haverá o "Italian Corner", um espaço com informações do setor na Itália, com possibilidade de network e apoio bilíngue. Além dos filmes, o Italian Film Fest traz para São Paulo uma mostra fotográfica concedida pelo Centro Sperimentale e pela Cineteca Nazionale que homenageia a atriz italiana Monica Vitti, a mais premiada do país. Outro homenageado do evento será o diretor, produtor e roteirista Carlo Vanzina, morto em 8 de julho e que será representado em São Paulo pelo seu irmão Enrico Vanzina. O Italian Film Fest é organizado pelo economista Francesco Paternò, pelo executivo de multinacionais Antonio Sgrò e pelo ex-presidente da Cinecittà Alessandro Battisti. Confira a programação: Dia 24/9: 11h - "Os Sonhos"/ 19h - Cerimônia de abertura do festival e homenagens/ 20h - "A verdade está no céu" Dia 25/9: 11h - "O núcleo"/16h- "Gato Cinderela"/18h - "Tito e o Pássaro"/20h - "O que você quiser" Dia 26/9: 11h - Workshop/14h: "Interminável como o espaço"/16h: "Uma história de amor e fúria"/18h: "Loucura abençoada"/20h: "Um gato no anel viário" Dia 27/9: 18h30: Debate "A condição feminina no cinema"/20h: "O que você quiser" Dia 28/9: 11h: "Uma olhada na Terra"/13h: "Amor e submundo"/17h: Debate "A relação entre a TV e o cinema"/18h30: "Minha filha"/20h30: "A ternura" Dia 29/9: 11h: "Tito e o pássaro"/18h: "Gato cinderela"/ 20h: "Histórias que nosso cinema (não) contava"/ Dia 30/9: 11h: "Aventura"/ 14h: "Os sonhos"/18h: "Gaia - Viagem de Pulcinella na Amazônia"/ 19h: Cerimônia de encerramento e homenagem Serviço: 2º Italian Film Festival Local: Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2.500 - São Paulo Data: de 24 a 30 de setembro Site: http://italianfilmfest.com.br (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.