Topo

Rival de Putin é preso logo após sair da cadeia

24/09/2018 10h29

MOSCOU, 24 SET (ANSA) - O blogueiro e líder de oposição russo Alexei Navalny foi preso nesta segunda-feira (24), em Moscou, pouco tempo depois de ter sido solto após cumprir uma pena de 30 dias de detenção por organizar uma manifestação não autorizada.   

Com 42 anos de idade, Navalny é o principal rival do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Nas últimas eleições, em março, ele foi impedido de concorrer à presidência após ter ficado inelegível por conta de uma condenação de cinco anos de prisão por fraude.   

"Alexei Navalny foi detido ao sair do centro de reclusão.   

Navalny esteve preso durante 30 dias, e estes 30 dias foram para Putin os piores e mais difíceis nos últimos 20 anos", escreveu Leonid Volkov, um dos principais colaboradores do blogueiro.   

De acordo com Volkov, o principal opositor de Putin pode pegar uma pena de até 20 dias de reclusão. Ele afirmou que a acusação "aponta a fabricação de um novo caso penal" contra Navalny, que é acusado de ter cometido uma "infração durante a realização de um comício, com prejuízo à saúde de uma pessoa".   

Navalny é o responsável por convocar diversas manifestações contra o governo, além de realizar uma série de denúncias de corrupção contra funcionários de alto escalão do chefe de Estado, como o primeiro-ministro Dmitri Medvedev e o presidente da Câmara dos Deputados Vyacheslav Volodin. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.