PUBLICIDADE
Topo

Jornalista Marcello Foa é aprovado para presidência da RAI

26/09/2018 15h30

ROMA, 26 SET (ANSA) - O conselho de administração (CDA) da RAI aprovou nesta quarta-feira (26) o nome do jornalista Marcello Foa para a presidência da emissora pública da Itália. Agora, a decisão passará pela administração para elegê-lo oficialmente ao cargo.   

A indicação do italiano recebeu 27 votos favoráveis, três contras, um nulo e um cartão em branco. Ao todo, votaram 32 componentes do conselho de um total de 40. Portanto, o quórum de dois terços exigidos por lei foi alcançado para tornar efetiva a nomeação do presidente. "Eu nunca militei, nem busquei apoio político para fazer carreira. Sempre fui consistente comigo mesmo, tentando humildemente fazer o meu trabalho e consciente de meus limites", declarou Foa.   

Durante seu discurso, Foa relembrou de valores como o "pluralismo" e a "independência", a "capacidade de servir os leitores com humildade e honestidade intelectual".   

O candidato é apoiado pelo vice-premier e ministro do Interior, Matteo Salvini. Ele já havia sido designado para à Presidência da RAI no dia 31 de julho, mas seu nome fora barrado por um veto do partido Força Itália, do ex-primeiro-minsitro Silvio Berlusconi. No entanto, a legenda e o partido ultranacionalista Liga, de Salvini, fecharam um acordo que permitiu a nova indicação de Foa. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.