PUBLICIDADE
Topo

PIB norte-americano cresce 4,2% no 2º tri

27/09/2018 14h36

WASHINGTON, 27 SET (ANSA) - O Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano cresceu 4,2% em taxa anualizada referente ao segundo trimestre de 2018, de acordo com a terceira e última estimativa do Departamento de Comércio norte-americano, divulgada nesta quinta-feira (27).   

O resultado foi impulsionado pelos gastos do consumidor, que cresceram 3,8%, além de ter sido estimulado por exportações e investimentos dos governos estadual e federal. A economia do país ainda vive o efeito dos cortes de US$ 1,5 trilhão em impostos aprovados pelo governo no final do ano passado, que estimularam o consumo. A corrida dos comerciantes para realizar transações antes da entrada em vigor das taxas norte-americanas a importações também influenciou no resultado. "Nós estamos indo muito melhor do que ninguém pensou que seria possível", disse o presidente norte-americano, Donald Trump, em entrevista coletiva realizada em Nova York, na última quarta-feira (26).   

O crescimento no período entre abril e junho cumpre a meta do governo, que pretende fechar o ano com expansão de 3% na economia. No primeiro trimestre, os Estados Unidos registraram avanço de 2,2% no PIB. Alta dos juros - Na última quarta-feira (26), o Federal Reserve, banco central norte-americano, elevou a taxa básica de juros da economia em 0,25 ponto percentual, para um intervalo de 2% a 2,25%, o maior patamar desde 2008. Essa foi a terceira vez em que o Fed elevou a taxa-base no ano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.