PUBLICIDADE
Topo

Pietà de Michelangelo ganhará nova iluminação no Vaticano

29/10/2018 19h05

CIDADE DO VATICANO, 29 OUT (ANSA) - A Pietà, famosa escultura do artista italiano Michelangelo que se encontra na Basílica de São Pedro, no Vaticano, receberá um novo sistema de iluminação que pode ter sua intensidade ajustada em quatro diferentes pontos de luz.   


"A nova iluminação, projetada de um ponto de vista científico, permite admirar e compreender melhor o valor universal da obra de Michelangelo", disse o cardeal Angelo Comastri, vigário-geral para a Cidade do Vaticano. "A Pietà é a fé de Michelangelo esculpida em mármore. O artista quis evidenciar o rosto jovem de Maria a uma mensagem sempre atual: evitar o pecado é a única cura real da beleza e da juventude eterna. A obra, agora, pode ser aproveitada mais", acrescentou.   


O diretor do Escritório de conservação e restauro da Fábrica de São Pedro, Pietro Zander, explicou que "o fator luz é muito importante" para a escultura.   


"Michelangelo a havia pensado cuidadosamente com valores de iluminação mais baixas, alisando cuidadosamente as superfícies de mármore para que poucas velas pudessem fazê-la brilhar", explicou Zander.   


Além de substituir os dispositivos por lâmpadas de LED de última geração, a Fábrica de São Pedro irá utilizar soluções compactas com um impedimento visual mínimo em tons de branco quente e uma reprodução de cores mais altas.   


A Pietá foi esculpida por Michelangelo entre os anos 1498 e 1499 e é considerada uma obra prima da cultura universal. A estátua de mármore reproduz a cena da Virgem Maria com seu filho Jesus Cristo morto, logo após sua crucificação.   


Localizada na basílica de São Pedro, a obra está protegida por um vidro a prova de bala desde que foi atacada em 1972. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.