Topo

Fux ainda não liberou caso Battisti para julgamento

19/11/2018 18h46

SÃO PAULO, 19 NOV (ANSA) - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, afirmou nesta segunda-feira (19), durante encontro com a imprensa estrangeira em São Paulo, que o ministro Luiz Fux ainda não liberou para julgamento o caso do italiano Cesare Battisti, que tenta evitar sua extradição pelo presidente Michel Temer ou por seu sucessor, Jair Bolsonaro.   


No início de novembro, o jornal Folha de S. Paulo publicara que Fux havia concluído seu relatório sobre o caso Battisti e que pediria para Toffoli pautar o processo no STF. Na entrevista desta segunda, o presidente da corte indicou que tal conversa ainda não ocorreu.   


"Nosso sistema de decisões é baseado no relator. Como é um colegiado, todo caso vai para um juiz, que vai relatar e proferir o voto, e depois é ele quem libera o caso para julgamento, então só o ministro Luiz Fux é quem sabe quando que ele vai decidir ou liberar isso para julgamento", disse Toffoli.   


Em seguida, acrescentou que o caso ainda "não está" no sistema.   


Tanto o governo Temer quanto Bolsonaro são favoráveis à extradição de Battisti, mas o italiano tem em seu favor uma liminar de Fux que garante sua permanência no Brasil até o julgamento no STF.   


O Supremo decidirá se um presidente, enquanto chefe de Estado, pode rever uma decisão tomada por um antecessor, no caso o asilo dado a Battisti por Luiz Inácio Lula da Silva em 2010.   


O italiano foi condenado em seu país à prisão perpétua por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, quando ele era membro da guerrilha Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).   


Battisti diz ser alvo de perseguição política. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.