Topo

UE estaria pronta para nova rejeição do orçamento da Itália

19/11/2018 17h36

BRUXELAS, 19 NOV (ANSA) - A Comissão Europeia está disposta a rejeitar novamente a lei orçamentária da Itália e declarar que o país não está em linha com as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento sobre a dívida pública, de acordo com fontes europeias nesta segunda-feira (19).   

Segundo as informações preliminares, Bruxelas responderá a proposta do governo italiano na próxima quarta-feira (21), mas está ciente de que levará à abertura de um procedimento por déficit excessivo devido à dívida.   

No novo parecer sobre a lei orçamentária italiana para 2019, a Comissão analisará mais detalhadamente os elementos da manobra, em especial sobre as despesas, mas chegará às mesmas conclusões contidas na primeira carta, ou que existe uma violação das regras que supervisionam o funcionamento da zona euro, explicou a fonte. Segundo o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, qualquer sanção contra o país da bota seria "pouco generosa".   

Hoje cedo, os ministros das Finanças da zona do euro também demonstraram preocupação com a disputa orçamentária entre os italianos e a UE mesmo deixando a crise fora da reunião extraordinária em Bruxelas sobre a reforma da zona do euro. "Estamos certamente acompanhando de perto todos os desenvolvimentos", afirmou o chefe do Eurogrupo Mario Centeno, ressaltando que é preciso aguardar o novo relatório da UE para considerar o passo seguinte. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.